Registar
Registe-se no Castelo Andante! 

Registe-se e usufrua de opções, funcionalidades e conteúdos exclusivos que reservamos para a nossa comunidade de Utilizadores Registados!

Newsletter
Receba a nossa Newsletter!

Subscreva a nossa newsletter e passe a receber periodicamente as informações e novidades do Castelo Andante!

Acompanhe-nos...

Acompanhe-nos através do Twitter

SkypeMe™!

Ácido fólico tomado um ano antes da gravidez reduz parto prematuro PDF Imprimir e-mail

Data: 11-02-08

Fonte: Saúde na Internet

Estudo da University of Texas

Tomar suplementos de ácido fólico no ano anterior à gravidez pode reduzir em cerca de 70% o risco de parto prematuro, de acordo com um novo estudo apresentado no encontro anual da Society for Maternal-Fetal Medicine dos EUA.

A equipa, coordenada por Radek Bukowski, da University of Texas, EUA, usou os dados relativos a 38.033 mulheres grávidas entre 1999 e 2002, disponibilizados pelos institutos nacionais de Saúde norte-americanos. Avaliou a quantidade de ácido fólico que tomaram e concluiu que a ingestão desta substância, no ano anterior à gravidez, reduz em cerca de 70% o risco de parto prematuro, entre as 20 e as 28 semanas de gravidez.

Além disso, verificou-se também uma diminuição de 50% dos casos de bebés nascidos entre as 28 e as 32 semanas. São considerados bebés prematuros todos os que nascem mais de três semanas antes da data prevista, que é de 40 semanas.

O ácido fólico, que é a forma sintética da vitamina B9, pode ser encontrado em diversos vegetais e frutas, mas também no feijão, nos cereais ou em suplementos vitamínicos. A sua ingestão por parte das mulheres grávidas tem sido recomendada pelos médicos, para precaver malformações como a espinha bífida.

 

 

Fontes: Público e Imprensa Internacional
ALERT Life Sciences Computing, S.A.