| Dieta rica em gordura reduz frequência de ataques epilépticos em crianças |
|
|
|
|
Data: 06-05-08 Fonte: Saúde na Internet Trabalho publicado na “Lancet” A dieta, conhecida como cetogénica, recomenda um elevado consumo de gordura e proteína e baixo consumo de hidratos de carbono, e é utilizada para promover alterações metabólicas no organismo. Investigadores da University College of London realizaram a experiência com 145 crianças, com idades entre os dois e 16 anos, que apresentavam crises epilépticas diárias e não respondiam aos tratamentos farmacológicos. Metade das crianças iniciou imediatamente a dieta e a outra metade começou o regime alimentar três meses mais tarde. Os especialistas verificaram que as crianças que seguiam a dieta tiveram uma redução até dois terços das crises epilépticas, enquanto as restantes (sem a referida dieta) continuaram a registar as convulsões com a mesma frequência. Em cinco pacientes a frequência das crises diminuiu mais de 90%. A dieta, no entanto, provocou alguns efeitos secundários nos voluntários, como prisão de ventre, vómitos, cansaço e fome. Os especialistas ainda não sabem exactamente como funciona a dieta na diminuição das crises, mas acreditam que os corpos cetónicos, produzidos na degradação de gorduras, ajudam a combater as convulsões. Helen Cross, coordenadora do estudo, disse à BBC que os benefícios da dieta já são conhecidos há algum tempo e que esta estratégia deveria ser usada apenas em pacientes com formas graves da doença e em que a terapêutica farmacológica não surte efeito.
ALERT Life Sciences Computing, S.A. |









